Cigarro...uma máquina de matar pessoas

Uma análise completa, do mal que o cigarro causa ao ser humano, e algumas dicas e curiosidades.

Em vez de chocar… por que não proibir?

Hoje o G1 divulgou a nova campanha do Ministério da Saúde contra o cigarro.

A nova campanha é mais forte e chocante em relação à anterior, e visa criar repulsa ao cigarro.

Acho engraçado este tipo de campanha, não pelo conteúdo em si, mas pela campanha ter que existir.

Vamos aos fatos. Cigarro mata, causa câncer e dezenas de outras problemas à saúde humana. O SUS gasta bilhões com o tratamento de pessoas que estão doentes em decorrência do uso do produto.

Além de toda a grana gasta no tratamento destes usuários, ainda gasta grana para fazer propaganda contra o produto. Aí vem a pergunta, não seria muito mais prático proibir a venda de cigarros?

Veja o que iríamos economizar a longo prazo. Depois que os últimos usuários de cigarro morrerem (o que não deve demorar muito) após a proibição, o dinheiro empregado no tratamento destes usuários poderia ser investido em outras áreas da saúde e este tipo de ação não seria mais necessária.



Verdades sobre o cigarro

Doenças causadas pelo cigarro

O cigarro é responsável por:

  • 80 mil mortes por ano no Brasil (10 pessoas por hora)
  • 25% das mortes causadas por doença coronariana - angina e infarto do miocárdio
  • 45% das mortes causadas por doença coronariana na faixa etária abaixo dos 60 anos
  • 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos
  • 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema
  • 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos)
  • 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero)
  • 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral)

Fumante passivo

A inalação da fumaça de derivados do tabaco (cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo e outros produtores de fumaça) faz mal para as pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes em ambientes fechados. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fumaça dos derivados do tabaco é o maior responsável pela poluição em ambientes fechados. Existem duas formas de se inalar a fumaça do cigarro. Uma é quando o fumante traga, absorvendo 4.720 substâncias tóxicas. A outra forma é pela fumaça que sai livremente da ponta acesa do cigarro, ou de outro derivado do tabaco, para o ar ambiente e põe em risco a saúde daqueles que não fumam. Em média, este ar poluído contém três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.



Segundo o médico Drauzio Varella, quem quer parar de fumar precisa entender que trata-se de uma doença, que precisa ser tratada. "É como o alcoolismo," diz Varella, "enquanto a pessoa não admite que aquilo é uma doença, ela não consegue combater o cigarro." Mas o melhor mesmo, segundo ele, é nem começar. "Muita gente experimenta fumar porque acha que vai ter controle, mas depois se vicia," explica Varella. Segundo ele, pesquisas recentes mostram que 33% a 50% das pessoas que experimentam um cigarro se viciam.

5 Dicas para deixar de fumar

Planeje
Determine um dia em que você vai parar e crie um plano de ação para chegar lá. Depois que você parar, não fume - NEM UMA TRAGADA!

Procure ajuda
Pesquisas mostram que você tem uma maior chance de conseguir parar de fumar se tiver ajuda. Sua família e amigos podem oferecer apoio para ajudá-la a lidar com acontecimentos que aumentem sua ansiedade e sua vontade de fumar.

Mude sua rotina
Inclua ginástica na rotina diária e procure controlar o stress de maneiras saudáveis.

Consiga medicamentos e use corretamente
O Ministério da Saúde aprovou diversos medicamentos, como reposição de nicotina, que ajudam a parar de fumar. Consulte seu médico sobre o assunto.

Esteja preparada
A maior parte das recaídas ocorre nos três primeiros meses depois de parar e a maior parte das pessoas tenta diversas vezes antes de finalmente conseguir largar o cigarro. Tente evitar situações "tentadoras", como beber ou sair com fumantes.


0 comentários: