Não foi desta vez que consegui ver a Lua grandona. O tempo ficou totalmente nublado aqui, choveu e encobriu a maior Lua cheia desde 1993. Desse tamanhão de novo só em 2016.
Quem teve mais sorte conseguiu ver a Lua 14% maior e 30% mais brilhante do que as luas cheias tradicionais.
Isto aconteceu porque nosso satélite estava em seu perigeu. A órbita da Lua tem o formato de uma elipse. No ponto mais distante dessa elipse - o apogeu - a Lua fica a 405.000 km de distância da Terra. No ponto da elipse que fica mais próximo da Terra - o perigeu, este que aconteceu ontem - a Lua fica a apenas 357.000 km da Terra. Quase 50.000 km, é uma baita diferença.
Falando nisso, vocês sabem que há um grande número de pessoas que acredita que o homem nunca tenha realmente ido à Lua e que a missão Apollo foi tudo uma armação. Uma das principais perguntas que essa turma faz é: "Por que então o Hubble não fotografa as várias naves e jipes que ficaram lá na Lua?"
Você sabe a resposta para essa pergunta? É, eu também não sabia, mas encontrei em um texto da própria NASA, já devidamente traduzido para o português: Onde estão as espaçonaves abandonadas da missão Apollo?
0 comentários:
Postar um comentário