Você já viu uma pessoa pela primeira vez e pensou que a conhecesse de algum lugar? Ao conversar com alguém, percebeu que já havia falado exatamente as mesmas palavras? Isso é o Déjà vu.
A expressão francesa, que significa “já visto”, é usada para indicar um fenômeno que acontece no cérebro da maior parte da população mundial. O termo foi aplicado pela primeira vez por Emile Boirac (1851-1917), um estudioso interessado em fenômenos psicológicos. Déjà vu é quando nós vemos ou sentimos algo pela primeira vez e temos a sensação de já ter visto ou experimentado aquela sensação anteriormente.
Diversas teorias errôneas, como inatenção, vidas passadas ou visões sobrenaturais, surgiram para explicar o fenômeno. Já a hipótese de que verdadeiramente já seu viveu aquela cena antes é inválida, uma vez que essas ocorrências nunca poderiam recriar a situação com exatidão, devido à falta de sentimento associada a cada acontecimento na vida das pessoas.
Déjà vu também não é uma visão do futuro, uma vez que o fenômeno ocorre somente em momentos exatos, e jamais em situações anteriores.
Na verdade, a sensação é causada por um estado do cérebro, por fatores neuroquímicos. Os especialistas afirmam que o déjà vu é uma experiência baseada na memória e que os centros de memória do cérebro são os responsáveis pelo fenômeno. Os déjà vus acontecem principalmente nas pessoas de 15 a 25 anos.
Déjà vu
A formação de redemoinhos
Ao subir e descer, muitas vezes as marés produzem correntes circulares, conhecidas como redemoinhos, e alguns deles provocam uma pressão para baixo, chamada de turbilhão.
Os redemoinhos podem ocorrer em diferentes locais: em mar aberto, na costa, ou seja, não existe uma regra específica. Mas é possível fazer uma previsão de onde vai surgir, em geral, este fenômeno ocorre em áreas tropicais em virtude do calor intenso que interfere na temperatura dos oceanos.
A grande causa de redemoinhos é o encontro de uma porção de água aquecida com outras circunvizinhas mais frias. Estas águas se encontram em uma temperatura amena (menos quente) em decorrência das sombras de nuvens, por exemplo.
Para que ocorra um redemoinho são necessários vários fatores:
- A temperatura média de aquecimento da água tem que estar por volta de 26° C. A água se torna mais leve a esta temperatura e eleva seu nível de evaporação;
- Passam a existir as chamadas áreas de baixa pressão, em razão de o ar ficar diferente nessas superfícies;
- O vento nestas áreas sopra em movimentos circulares. Daí então está formado o redemoinho no mar.
Em geral os redemoinhos ocorrem no mar na costa do Japão, Noruega, Estados Unidos e Escócia. Já foi registrado um redemoinho com 75m de diâmetro em Old Sow, EUA. Redemoinhos no mar não têm poder suficiente para virar um barco, mas o turbilhão pode afogar facilmente um nadador ou mergulhador.
Um exemplo famoso é o redemoinho Naruto, no Japão, ele acontece no canal que liga o Mar Interior de Seto ao Oceano Pacífico, tem a terceira mais rápida corrente do mundo, a 20 km/h. O redemoinho ocorre 4 vezes ao dia e atrai a atenção de observadores e turistas.
Os redemoinhos também podem ocorrer em rios e lagos, mas não nas mesmas circunstâncias dos mares. Nesse caso, o que interfere na formação deste fenômeno é o fundo dos rios, principalmente aqueles com muitas depressões, pedras e buracos na areia.
Para que aconteça um redemoinho em um rio, por exemplo, é necessário que exista um “sumidouro”, ou seja, um lugar (um ponto) que absorva a água. Esta região se encontra no fundo do rio e funciona como um ralo de banheira, onde a água é sugada para seu interior. E foi justamente este fenômeno que ocorreu com o barco do comandante Sales, que ocasionou a morte de 40 pessoas em maio (2008). O barco foi tragado pelas águas do rio Solimões, no Amazonas.
A Diferença entre Psiquiatra, Psicólogo e Psicanalista
O termo “psi”, bastante utilizado pelas pessoas, muitas vezes pode ser permeado de confusão quanto aos significados, principalmente quando se refere aos profissionais indicados por este termo: psiquiatra, psicólogo ou psicanalista.
O psiquiatra é um profissional da medicina que após ter concluído sua formação, opta pela especialização em psiquiatria, esta é composta de 2 ou 3 anos e abrange estudos em neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico para diferentes modalidades de atendimento, tendo por objetivo tratar as doenças mentais. Ele é apto a prescrever medicamentos, habilidade não designada ao psicólogo. Em alguns casos, a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico devem ser aliados.
O psicólogo tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. O curso tem duração de 4 anos para o bacharelado e licenciatura e 5 anos para obtenção do título de psicólogo. No decorrer do curso a teoria é complementada por estágios supervisionados que habilita o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. Pode atuar no campo da psicologia clínica, escolar, social, do trabalho, entre outras.
O profissional pode optar por um curso de formação em uma abordagem teórica, como a gestalt-terapia, a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental.
O psicanalista é o profissional que possui uma formação em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseado nas associações livres e na transferência. Segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.
Simulado
Faça um Simulado agora mesmo, e teste seus conhecimentos, com um dos melhores simulados.
Clique Aqui
Guia de Profissões
- Ciências Biológicas e Saúde
Ciências das Plantas Medicinais, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ecologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Naturologia, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional, Zootecnia.
- Ciências Exatas e da Terra
Agronegócios, Agronomia, Análise de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Astronomia, Ciências Contábeis, Estatísticas, Física, Geofísica, Geologia, Matemática, Oceonografia, Quimíca e Química Industrial.
- Ciências Humanas e Sociais
Arqueologia, Arquivologia, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Cinema e Vídeo, Dança, Design de Interiores, Design Gráfico, Filosofia, Geografia, Gestão Pública, História, Jornalismo, Letras, Lingüística, Marketing, Moda, Música, Musicoterapia, Pedagogia, Psicologia, Rádio e TV, Relações Públicas, Serviço Social, Teologia.
- Ciências Sociais Aplicadas
Administração de Empresas, Administração Pública, Audiovisual, Ciências Sociais, Comércio Exterior, Direito, Eventos, Fotografia, Gastronomia, Gestão Ambiental, Hotelaria, Meteorologia, Museologia, Rádio e TV, Relações Internacionais, Turismo.
- Engenharias e Tecnologia
Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Aeronáuticas, Desenho Industrial, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Física, Engenharia Florestal, Engenharia Hídrica, Engenharia Industrial, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Engenharia Têxtil, Jogos Digitais, Sistemas de Informação.
- Graduação Tecnológica
Agronegócio, Alimentos, Autonomia Industrial, Cafeicultura, Comércio Exterior, Comunicação Assistiva, Comunicação Institucional, Conservação e Restauro, Construção Civil, Design de Interiores, Design de Moda, Design de Produto, Design Gráfico, Economia Doméstica, Eletrotécnica, Estética e Cosmetologia, Fotografia, Gastronomia, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Desportiva e Lazer, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Irrigação e Drenagem, Logística e Transporte, Manutenção Industrial, Mecânica, Mineração, Navegação Fluvial, Paisagismo, Papel e Celulose, Polímeros, Produção Audiovisual, Produção de Bebidas, Produção de Cachaça, Produção de Grãos, Produção Editorial, Produção Fonográfica, Produção Gráfica, Produção Industrial, Produção Multimídia, Produção Publicitária, Produção Sucroalcoleira, Publicitária e Propaganda, Radiologia, Redes de Computadores, Saneamento Ambiental, Saúde, Secretariado, Silvicultura, Sistemas para Internet, Telecomunicações.
FONTE: http://www.vestibular.brasilescola.com/
Craque da Galera
Escolha o melhor jogador do Campeonato Brasileiro. Os três mais votados vão para a eleição final. O vencedor será premiado no dia 8 de dezembro.
NÃO DEIXE DE VOTAR NO CRAQUE DA GALERA, DEIXE SEU FAVORITO NA FRENTE.
VOTE AGORA MESMO!
REAL MADRID PERDE MAIS UMA, E SE COMPLICA
Depois da eliminação na Copa do Rei, merengues perdem para equipe da parte baixa da tabela e podem ver o Barça disparar no domingo
O Real Madrid viveu neste sábado mais um capítulo de sua crise ao ser derrotado fora de casa pelo Valladolid (1 a 0), na abertura da 11ª rodada do Campeonato Espanhol . O uruguaio Cannobio fez o gol dos donos da casa, que na rodada passada foram goleados pelo Barcelona (6 a 0).
Com o resultado, o Real se mantém em quarto lugar, com 23 pontos, dois a menos que o líder Barça, que joga neste domingo contra o Recreativo, em Huelva, e pode abrir cinco pontos de frente em relação ao arqui-rival. O Valladolid pulou para o 11º lugar, com 13 pontos.
O insucesso do Real Madrid neste sábado se soma à eliminação da Copa do Rei, no meio de semana, diante do Real Unión, clube da Terceira Divisão, em pleno Santiago Bernabéu. Na Liga dos Campeões, o Real amarga duas derrotas para o Juventus, a última delas também dentro do Santiago Bernabéu. Na Espanha, já se fala que o técnico Bernd Schuster começa a ter o cargo ameaçado.
Em campo, o Real, que jogou de azul, mostrou pouca inspiração. O time entrou em campo com uma camisa de apoio a Van Nistelrooy, que operou o joelho e não joga mais na temporada. No ataque, Higuaín e Raúl pouco fizeram.
O lateral Marcelo foi titular no time merengue e salvou um gol em cima da linha, logo aos dez minutos. O Real não teve muitas chances a primeira etapa acabou sendo sem brilho.
Pouco depois do intervalo, o Valladolid marcou seu gol. Após boa jogada de León pela direita, Cannobio recebeu livre na entrada da área e soltou uma bomba, no ângulo, para fazer o gol dos anfitriões.
O técnico Bernd Schuster tratou de mexer na equipe do Real. Sneijder substituiu Van der Vaart e Marcelo deu lugar a Drenthe. Com o lado esquerdo revigorado, os merengues atacaram por ali e criaram as melhores de suas poucas chances. Em bomba de Sneijder, o goleiro Asenjo teve muita dificuldade para defender.
Nos minutos finais, Heinze recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo. Foi o golpe de misericórdia nas pretensões do Real, que amargou a derrota.
fonte: Globoesporte.com