A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro pode ser considerada a "rodada dos apagões" por vários motivos. Nas nove partidas disputadas neste meio de semana, houve muitas confusões e novas mudanças na tabela. E você não leu errado, foram nove jogos mesmo, já que um deles foi encerrado por falta de luz no estádio. No duelo de desesperados entre Figueirense e Fluminense, no Orlando Scarpelli, a bola ainda nem tinha rolado quando o primeiro apagão aconteceu. Depois de 1h45m de espera, a luz do estádio voltou, mas durou apenas 15 minutos. Novo apagão. Os tricolores ainda tiveram tempo para marcar um gol neste curto período. Partida adiada e novo confronto agora só na semana que vem, na próxima quarta-feira.
Mas não pense que foi o único apagão. Na partida entre Vitória e Flamengo, no Barradão, a partida também foi interrompida logo no início por falta de energia no estádio. Após 25 minutos de espera, os jogadores retornaram a campo, mas não conseguiram mostrar nada muito agradável aos olhos. Empate em 0 a 0, que deixou os rubro-negros cariocas fora do G-4.
No grande duelo da rodada, o líder Grêmio foi nocauteado e, digamos assim, também sofreu um apagão no Mineirão. O Cruzeiro não tomou conhecimento do adversário e venceu por 3 a 0, com direito a um gol aos 14 segundos do primeiro tempo. Com o resultado, o ainda primeiro colocado Grêmio está empatado em número de pontos com o São Paulo (59), mas fica na frente por ter uma vitória a mais. O time celeste, por sua vez, está em terceiro colocado com um ponto a menos que os dois concorrentes diretos.
O São Paulo, que não estava nem aí para os apagões alheios, venceu o Botafogo em uma partida muito disputada no Engenhão e já vê aumentarem suas chances de conquistar o tricampeonato consecutivo do Brasileirão. O placar de 2 a 1 coloca o time tricolor com grandes chances de título.
Quem fecha o G-4 é o Palmeiras, que conseguiu retornar ao lugar que lhe garante uma vaga na Libertadores de 2009 após vencer o Goiás no Palestra Itália por 1 a 0, com um gol de pênalti de Alex Mineiro. Com o mesmo número de pontos do Cruzeiro (58), mas com uma vitória a menos, o time alviverde também segue firme na briga pelo troféu de campeão.
Na briga pelo rebaixamento, o Vasco contou com a energia da torcida para não ser vítima da onda de apagões da rodada, mas não adiantou muito. Os vascaínos que lotaram o estádio de São Januário viram os velhos problemas defensivos complicarem o time, que empatou em 2 a 2 com o Atlético-PR. As duas equipes continuam entre os quatro últimos colocados. Cariocas, que estão na 19ª posição, têm 31 pontos contra 32 dos paranaenses (18ª posição).